A Mulher, a Maternidade e a Criança

Conheça mais sobre a Shantala!

Shantala é  uma técnica de massagem feita em bebês. E você conhece as origens da Shantala?
Ela é uma técnica descoberta por Frédérick Leboyer. Sim… DESCOBERTA! Leboyer, na Índia, conheceu uma mulher que, em uma calçada na rua, fazia massagem no seu bebê. Seu nome era Shantala, uma mãe paraplégica que, em um cenário hostil, conseguia proporcionar um ambiente de afeto entre ela e o bebê. Saiba que, na Índia, mesmo sem um nome específico, massagear bebês é uma prática rotineira.

IMG_4618

Já no Ocidente, a Shantala vem ganhando adeptos devido aos inúmeros benefícios para mãe e para o bebê. Por meio de toques suaves, a massagem consiste em um momento de afeto e fortalecimento do vínculo. Principalmente nos primeiros meses, quando o bebê é mais sensível, a Shantala ajuda a acalmá-lo, melhora o sono e diminui eventuais cólicas. Vendo seu bebê bem, a mãe, por sua vez, tende a relaxar e sentir-se mais segura, incentivando que cuide mais tranquilamente do bebê e facilitando a amamentação.
Quer aprender a fazer Shantala? Aqui vão algumas dicas!

shantala

  • Procure sempre fazer no mesmo horário, de preferência, ao anoitecer, que é um horário em que o bebê está ficando irritado.
  • Para a massagem, usar óleo facilita que as mãos deslisem sobre a pele do bebê. Use óleo vegetal, como o de amêndoas, coco, girassol e uva.
  • Quando fizer a Shantala, esteja concentrado no seu bebê, prestando atenção nele, procurando olhar em seus olhos e sentir sua respiração e batimentos. Uma música suave ajudará a relaxar.
  • Após a Shantala, dê um banho de imersão no bebê, de ofurô ou banheira. Isso o ajudará a dormir.

 

Se você quiser aprender, na prática a fazer Shantala, venha na nossa atividade dentro do II Encontro para a Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação. A bióloga Ana Lúcia Lumazini de Moraes, do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza, propiciará uma vivência para mães, pais, avós e outros interessados. Será às 10h30 na Faculdade de Saúde Pública. É gratuito! Compareça!

shantala1.jpg

Quer saber de toda a programação do evento? Veja aqui!

13654193_10155093013974698_4264517220210192163_n

1 Comment

Leave a Comment