Alimentação e Nutrição Infantil Culinária para a Família - Salgados

Meninas também podem ter festa com tema de super-herói

No sábado, dia 5 de agosto, foi a festa de aniversário de 4 anos da minha filha, a Manu. E foi muito especial, porque foi dessa vez que, de fato, ela participou de tudo e curtiu a comemoração do começo ao fim! Isso é gratificante e valeu a pena!

E a participação dela começou há meses atrás, quando ela disse que queria uma festa do Homem-Aranha. A princípio, achei que era uma ideia momentânea, mas quando percebi que, de fato, ela tinha feito sua escolha, coloquei mãos à obra. Conheço quase nada sobre super-heróis (da mesma forma que conheço nada sobre as princesas) e nada como a internet para inspirar. Fui separando algumas imagens, tendo outras ideias e, mostrando para ela, fomos construindo a festa temática na qual ela acabou virando, como se intitulou, a “Menina-Aranha”.

Como decoração, montei o enredo de três histórias bem curtinhas e um amigo, o Pedro da Silva Pereira, fez as ilustrações. Imprimimos e colocamos em uma das paredes.


Em outra, colocamos desenhos que os amigos da creches haviam feito para ela no dia da sua festa lá.

Na parede principal, colocamos os famosos prédios das histórias do Homem-Aranha, sob bandeirinhas com o nome da Manuela.

As mesas dos convidados ganharam latinhas em azul ou vermelho com papeis em preto e branco (desses para bala de coco), flores com aranha, além de bexiga.


A mesa principal tinha as cores vermelho, azul e amarelo. Usamos como decoração (e suporte para os docinhos), uma casinha de madeira que ela tem nessas cores, além de outros suportes. Fizemos uma boneca da “Menina-Aranha” em feltro, além de enchermos de teias e aranhas a mesa.

Como comidinhas, foram servidos (tem receita de quase tudo no site… em breve, posto as demais):

  • esfihas (carne e escarola com ricota)
  • cuscuz
  • empadinha de milho
  • sanduíche de carne louca
  • pasteis de farinha de milho
  • torta vegetariana
  • caldinho de feijão
  • caldinho de canjiquinha com linguiça
  • pipoca
  • frutas
  • sucos de laranja e uva
  • água de coco
  • chá de maracujá
  • Chocolate quente

A ideia era um cardápio um pouco diferente, mas diante da previsão do tempo (mínimo de 10o!), coloquei bebidas e pratos quentes para animar os convidados. Exceto os pães utilizados para o sanduíche e o pastel (foi a única fritura… mas que tem uma memória afetiva que vale a pena), o restante foi feito por mim! E posso dizer que cozinhei boa parte com antecedência: torta, empada, esfiha e carne louca estavam congelados há semanas! Poderia ter congelado os caldinhos, se tivesse me planejado para fazê-los.


A mesa dos doces foi com açúcar! Tinha bolo de cenoura para os convidados alérgicos à leite, mas fiz cupcake de chocolate branco, brigadeiro de chocolate meio-amargo e beijinho de coco. Encomendei maçã do amor e “pirulitos” de chocolate com o tema da festa. O bolo foi com muito chocolate, mas com a cor do Homem-Aranha, tal como escolheu a aniversariante.

Como diversão para as crianças, contratamos alguém para fazer pinturas faciais, principalmente de super-heróis, e levamos os brinquedos da Manu: bicicleta, triciclo, patinete, bambolê, espada, escudo… Também levamos papel, giz de cera, estalinho… E teve pula-pula com piscina de bolinhas.

Como lembrança, sacolinhas com bloquinhos de montar!

Foi a festa mais divertida que tivemos! Crianças, tanto meninos como meninas, se divertiram com o tema e brincaram a valer, ignorando o frio que fazia! E eu fiquei feliz por ter ajudado a virar realidade a festa que a Manu ou, melhor, a Menina-Aranha tanto sonhou.

Leave a Comment