Alimentação e Nutrição Infantil

Utensílios para facilitar a vida de quem cozinha

Cozinhar é muito prazeroso para muitas pessoas. Para outras, não passa de uma obrigação. Independente de qual for o seu caso, preparar aquilo que vamos comer apresenta diversas vantagens: sabemos melhor aquilo que estamos colocando para dentro do nosso corpo e, geralmente, a comida caseira vai ter menor quantidade de sal e é menos gordurosa. Também tende a ser mais barato! Porém, raramente conseguimos ficar tanto tampo na cozinha preparando as nossas refeições. Já falamos aqui sobre algumas ideias para otimizar essa atividade. Nesse post, trago opiniões sobre utensílios e equipamentos que ajudam muito na hora em que estamos cozinhando. Veja as sugestões:

I. Kit com mixer, batedor e mini-processador: você faz suco, um creme, claras em neve, pica temperos e legumes, tritura carne… Tudo muito rápido usando pouco espaço e peças. Nunca tive um processador grande ou batedeira e não sinto tanta falta para a maioria das atividades. Tenho liquidificador, mas é usado raramente. Já o mixer não sai da bancada. Além da praticidade, eles ocupam bem menos espaço!

image

 

II. Panela de pressão grande: Nesse caso,  senti que a economia de espaço não é vantagem (e ela só é mais alta). Mesmo com família pequena, vale a pena investir em um modelo maior. Tinha uma pequena e agora estou super satisfeita por ter trocado pela maior. Lembre-se de que ela não pode funcionar cheia. Assim, você cozinha feijão e carnes em maior quantidade de uma só vez.

image

III. Vaporeira: você prepara dois pratos usando uma só panela e boca do fogão. Há quem goste da panela de arroz, mas eu não acho sua limpeza tão prática (e o preparo do arroz, por si só, não é coisa das mais complicadas). Veja a panela que você mais usa e escolha a vaporiza que se encaixará nela! Além da praticidade, cozinhar no vapor deixa os alimentos com uma textura mais interessante e preserva os nutrientes.

image

IV. Micro-ondas: esse equipamento é polêmico! Há quem o condene e fale que ele traz diversos malefícios. Porém, nunca vi nada concreto sobre isso. Mas vejo que ele descongela as carnes rapidamente em minutos! Já tentei me condicionar a pensar com antecedência o que irei preparar, mas nem sempre consigo e o micro-ondas salva o jantar. E para reaquecimento também é muito útil.

image

V. Centrífuga manual: para secar as folhas e outros vegetais de verdade, esse utensílio é mágico. Garante que sua alface não fique molenga de um dia para o outro. Com ela, fica extremamente mais fácil de se ter vegetais a semana toda. Além disso, você lava tudo de uma vez e, depois, é só comer!

image

VI. Uma faca potente: se você não costuma quebrar coisas facilmente, aconselho a de cerâmica. Tem um corte que nunca se perde e não oxida os alimentos. Ficar improvisando com a faca de mesa só atrasa mais. As famosas facas de chef são maravilhosas, mas precisa saber cuidar muito bem delas.

image

VII. Espremedor de batatas: para fazer purê ou nhoque (e serve para mandioquinha, inhame, abóbora…), não dá para amassar no garfo. Os amassadores manuais só valem quando é menor quantidade!

image

VIII. Frigideira grande com antiaderente de verdade: ela é cara, mas durará anos mantendo qualidade (e a sua saúde). E você economizará óleo, esponja, detergente e paciência!

image

IX. Medidores padronizados: são aqueles utensílios que indicam precisamente o que é uma colher de chá, de sobremesa, de sopa, as xícaras…. Parece ser neura de nutricionista mas, para quem não tem aquele super domínio da arte de cozinhar, facilita para se acertar uma receita (inclusive as do nosso site).


X. Potes de vidro

Sim… Plástico é mais leve e barato! Mas, pensando em higiene e durabilidade, potes de vidro que vão ao freezer e ao micro-ondas saem na frente. É o fim dos potes com cheiro de tempero ou com marca do molho de tomate!


XI. Formas de silicone

Elas ocupam pouco espaço e não precisam ser untadas ou enfarinhadas! Adoro as formas para porções individuais, que facilitam o transporte e armazenamento!


XII. Descascador

A faça quebra o galho, mas o cortador normalmente faz o trabalho mais rápido e com menos desperdício!


 

 

Leave a Comment