O atendimento nutricional realizado por profissional capacitado contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Considerando a importância do cuidado com a saúde do público materno-infantil, a alimentação é um eixo que merece destaque.
Para a gestante, o nutricionista contribui para o desenvolvimento do feto e para que a mulher tenha uma gestação mais tranquila (e um puerpério também). Auxilia no controle de sintomas como enjoos, náuseas e azia e contribui para o ganho de peso adequado.
Quando o bebê nasce, é esperado que o leite materno seja seu único alimento nos primeiros seis meses. Eventualmente, a mãe pode apresentar dificuldades e dúvidas e o aconselhamento focado na amamentação pode fazer a diferença para que essa fase seja mais tranquila e prazerosa para ambos.
Depois do sexto mês, inicia-se a fase da introdução de alimentos. É um momento muito importante que influenciará nos seus hábitos alimentares futuros e na forma como essa criança irá se relacionar com a alimentação. O atendimento nutricional representa um grande auxílio para as famílias ao longo desse processo.
Para que o bebê esteja bem, é importante também cuidar da mãe, uma pessoa que acaba esquecendo de si mesma. Nesse momento, o nutricionista ajudará a facilitar seu dia a dia, considerando as suas necessidades e a do bebê. Também é um importante apoio em casos de dietas de restrição devido a alergias e ganho de peso ou emagrecimento indesejados.
Pensando nesse cenário, a partir da segunda quinzena de setembro, realizaremos atendimentos com foco em gestantes, bebês e mães e aconselhamento em amamentação na região Oeste de São Paulo, perto do metrô Clínicas, no Om Namah Shivaya. Sem modelos fechados, orientações generalizadas e restrições sem embasamento… A proposta é auxiliar a pessoa no processo de mudança dos seus hábitos (ou formação dos hábitos), para que ela tenha autonomia para fazer suas próprias escolhas.