Alimentação e Nutrição Infantil BLW e Alimentação Complementar

O glúten na introdução alimentar

O que é o glúten? Onde ele está contido? Posso oferecer para o meu bebê?

O glúten é uma proteína existente em alguns cereais. O principal deles é o trigo, mas também está presente da aveia, centeio e cevada. Nos últimos anos, algumas linhas da área da saúde/estética passaram a condenar o glúten, como sendo nocivo às pessoas. Assim, as famílias com bebês pequenos naturalmente acabam ficando em dúvida sobre a sua utilização.

Um ponto que deixa as pessoas inseguras quando consomem glúten é porque ele está contido em alimentos feitos com farinha de trigo, um ingrediente extremamente comum na alimentação ocidental e que acabou ocupando o espaço de outros alimentos culturalmente mais consumidos no passado. Muitas pessoas hoje trocam refeições variadas por um sanduíche ou um prato de massa. Além disso, muitos desses alimentos são nutricionalmente pouco adequados, como biscoitos, pães industrializados e macarrão instantâneo, e deveriam ser evitados.

Concretamente, o glúten não é recomendado somente para aquelas pessoas que apresentam algum sintoma após o seu consumo. É o caso das pessoas com a doença celíaca. Caso contrário, ele pode fazer parte da nossa alimentação.

O trigo, principal alimento que contém o glúten é um cereal, como o arroz, o milho e a quinoa. Eles são grandes fontes de carboidratos e, na forma integral, ricos em fibras e em alguns minerais.

Bebês, a partir do momento que iniciam a introdução alimentar, podem consumir alimentos contendo glúten. Aliás, como o glúten pode desencadear respostas alérgicas, é recomendado que ele seja oferecido desde o início da alimentação complementar, para aproveitar a janela imunológica que temos.

Mas, realmente, é necessária muita atenção para saber qual alimento será esse! Um biscoito industrializado não é opção! Mas, sim, você pode oferecer um macarrão (no lugar do arroz ou de outros cereais). Se a ideia é o BLW, você pode usar a farinha para fazer uma torta ou bolinhos assados adequados para a idade. O próprio trigo pode ser base para um quibe de forno! Essa é uma forma possível para inseri-lo nas refeições do almoço e do jantar.

Nos lanches, até os 12 meses, um bebê não precisa mais do que frutas. Isso é o mais adequado para ele. Porém, você pode oferecer outros alimentos adicionais esporadicamente, como um pão pouco processado (e com pouco sal), a aveia, um bolinho sem açúcar… Assim, você aumenta um pouco o seu repertório em diferentes situações com o seu bebê!


Leave a Comment