Tenho 36 anos e, desde minhas primeiras lembranças, tenho a Turma da Mônica fazendo parte da minha vida. Colecionava gibis e até aprendi a ler com todas aquelas historinhas divertidas. Essa turminha estava presente também em vários outros lugares: parques, alimentos, brinquedos, shampoos…
Hoje me deparei com um anúncio de uma maternidade daqui de São Paulo, famosa por suas altas taxas de cesáreas (e onde tive minha filha), promovendo uma caminhada em apoio à amamentação, durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno em parceria à Turma da Mônica. E fiquei tentando entender como isso é possível…
Rapidamente, coloquei no Google o termo “turma da mônica produtos”. Eis o resultado!
Desde o nascimento, ela está presente na vida da mãe e do bebê, por meio das fraldas, sabonetes e shampoos. Isso promove uma afetividade à marca que não tem preço. E é nesse momento em que a mulher está amamentando… Tudo a ver apoiar a amamentação. Será mesmo?
Essa turminha está muito presente em uma ampla variedade de produtos:
Diversos produtos que não são ideais para crianças, mas com personagens idolatrados por elas! São os ultraprocessados. Açúcar, gordura, sódio, conservantes sendo intensamente estimulados desde os primeiros anos da infância.
Mas você pode argumentar que também fazem produtos bacanas, como as maçãs!
Você tem toda razão! Frutas e tomatinhos são alimentos de verdade. Mas a minha criança gosta da Mônica e não vai distinguir a maçã de um macarrão instantâneo. Pior, por meio de alimentos “bacanas” com a carinha da Turma, você poderá apresentar todos aqueles outros produtos ali acima.
Quem “vende” um padrão de alimentação tal como esse, incluindo um espessante para leite, incentiva mulheres a amamentar? Hoje, você dá leite materno para o seu filho e, daqui alguns anos (ou meses), você dá nuggets ou salsicha! Não parece uma ideia coerente entre as pessoas que militam no campo do aleitamento materno. Ou você pode dar qualquer coisa, desde que tenha a marca da Turma!
Tudo pelo dinheiro! Vai com a onda sabe? O que tá em alta eles aderem!
E, de forma muito sutil, entram em todos os espaços…