A gestação é um período de mudanças bem marcantes para a mulher. O corpo dá sinais a cada semana: a gente se sente mais sonolenta, a vontade de urinar aumenta, temos enjoos, azias, dores nas mamas… Mas também podemos ficar com o cabelo e pele mais bonitos e, depois do segundo trimestre, ganhamos uma disposição extra que surpreende. Além disso (e por causa disso), a grávida fica com a sensibilidade à flor da pele. Ora está rindo, ora chorando. O aumento dessa sensibilidade pode ser justificado pela mudança hormonal que já começa no primeiro trimestre. Mas, também, não podemos nos esquecer de que, ao saber que nos tornaremos mães, vem muita alegria, mas naturalmente essa notícia nos deixa em um estado de ansiedade, dúvidas e medo.
Além da realização do acompanhamento pré-natal, esse é um momento importante para que a mulher e o(a) parceiro(a) tenham um cuidado mais integral, buscando perceber melhor o corpo, em especial, a barriga com o feto que lá está. Uma melhor compreensão e vivência do período gestacional tem grande importância no fortalecimento de vínculos inclusive, é claro, entre os futuros pais e o bebê. Assim, atividades que direcionem para uma maior consciência corporal são eficazes e essenciais na gestação.
Haverá um instante para isso no I Encontro para a Promoção da Amamentação do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza, que será realizado no dia 6 de agosto. Será realizada uma atividade prática voltada às gestantes, parceiros e familiares com o tema “Relaxamento e consciência corporal para gestantes” com Cristina Bernat, Enfermeira Obstétrica pela PUC-SP e de Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Todas as gestantes estão convidadas a participar desta atividade e de todas as outras que estão propostas. Não percam!
[…] 10h30 – 11h: Relaxamento e consciência corporal para gestantes – Enf. Cristina Bernat (CSEGPS) […]