Outro produto infantil está aparecendo no mercado! É aquele que sempre veio com a propaganda de fazer seu filho ficar bem nutrido por ter dezenas de vitaminas e minerais. Agora tem uma edição limitada, com sabor de vitamina de frutas! Legal, né? Na propaganda, aparece mamão, banana, maçã… Quantas frutas em um produto só!
Aí fui olhar a lista de ingredientes e fiquei confusa. Realmente tem um monte de nutrientes, só que artificiais. Aí comecei a procurar as frutas… Achei um corante artificial amarelo crepúsculo e outro vermelho. Amarelo com vermelho vai realmente dar uma cor de vitamina de frutas. Tem aromatizante também, que deve lembrar o cheiro das frutas. Mas não achei nenhuma fruta de verdade!
Mas sabem o que eu achei? Um tanto de açúcar, na forma de sacarose! O primeiro ingrediente! Seguindo a sacarose, vem a polêmica maltodextrina, que a legislação permite que não seja chamada de açúcar, mas que tem poder de elevar o açúcar do nosso sangue muito rapidamente. Mais rápidamente do que a própria sacarose.
O fabricante não especifica o quanto dos carboidratos são açúcares, mas pensando que o único outro ingrediente que contém algum açúcar é o leite desnatado (pela lactose) e ele está em terceiro lugar na lista, a maior quantidade dos 27 gramas de carboidratos vem da sacarose e da maltodextrina… quase 3 colheres de sopa!
Então fico mais confusa ainda! Para dar as tais 26 vitaminas e minerais ao meu filho, tenho que empanturrá-lo de açúcar, um nutriente que não é nem um pouco interessante às crianças e que está associado a diversos problemas de saúde? Além disso, já expliquei no post do mingau que um monte de nutrientes ao mesmo tempo nem sempre é interessante porque eles interagem entre si (e com o próprio leite que é recomendado a ser adicionado ao produto).
Posts que criticam produtos clássicos são sempre polêmicos. Muitas pessoas os defendem com muita intensidade e ficam realmente bravas com o que escrevo. Esses produtos nos fidelizaram há décadas. Muitos de nós crescemos os consumindo (e não morremos), assistindo propagandas deles entre os desenhos infantis, ganhando seus brindes. Difícil agora assumir que fomos induzidos a ingerir algo que é um monte de açúcar com nutrientes sintéticos, corantes e aromatizantes artificiais sem nunca nossos pais terem se questionado o que estavam nos oferecendo. Esse produto não nos matou, felizmente. Mas a soma de tantos outros exemplos similares, ricos em açúcar, gordura e sal, estão sendo responsáveis pelas taxas de 50% de excesso de peso, além de diabetes, hipertensão e alterações de colesterol.
Pior ainda é verificar que, mesmo com tanta informação disponível, esse produto tem uma imagem muito forte. E sabe quem hoje faz a propaganda dele? Dezenas de mães, blogueiras, donas de páginas no Instagram e Facebook, com milhares de seguidores. Elas foram presenteadas com uma singela latinha e, coincidentemente, postaram a foto do presente nas suas páginas, acompanhadas de um texto todo agradecido e mostrando mais confiança ao produto. São os novos veículos de marketing para se vender velhos produtos.
A publicidade tem ficado batata para essas grandes empresas, mas igualmente efetivas! Não caia nessa! Informe-se!