Uma viagem pelo corpo humano para saber como ele funciona e assim evitar as doenças. Esse foi o desafio das médicas pediatras Ana Maria da Cruz e Cláudia Vital, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, que traduziram para crianças, em linguagem simples, lúdica e bem humorada, como ela pode cuidar de seu corpo.
O livro Por que ficamos doentes? – lançado pela Editora Papagaio, inaugura a coleção Viver Bem, que também publica a cartilha Por que Alimentar-se Bem?, de Samantha C. de Andrade e Viviane L. Vieira. As ilustrações de Vanessa Alexandre são alegres e criativas: incluem história em quadrinhos, momentos da vida escolar e até um episódio de cena de guerra, a partir do ataque do vírus no corpo da criança.
Temas explorados
Por que ficamos doentes? tem a proposta de fazer a criança perder o medo do médico, da injeção, de tomar remédio, enfim, de cuidar de seu corpo não o expondo a riscos imprudentes, basicamente a partir da vida saudável. Isso inclui dormir bem, alimentar-se adequadamente e manter hábitos saudáveis de higiene.
Entre os temas abordados estão conhecer os sinais que o corpo emite quando alguma coisa não vai bem (dor, febre, tosse), saber um pouco mais sobre a ação das bactérias (do bem e do mal), vírus e vermes, a importância das vacinas, alergias ou os principais exames médicos, com seus respectivos nomes. Assim como, saber quem são os principais profissionais que cuidam das crianças e suas especialidades, ou quando é preciso correr ao pronto-socorro ou ficar internado no hospital.
Mais que tratar do tema doença, a ideia é trabalhar a questão da saúde. Valorizar a vida saudável e chamar a atenção sobre como evitar acidentes comuns, que costumam levar as crianças ao médico. Sempre de forma leve, bem humorada, e de conteúdo correto e informativo.