Culinária para a Família - Salgados

Nhoque de beterraba

Desde pequena, amo nhoque! Lembro dos detalhes de ficar com a minha mãe, quando eu era pequena, ajudando a preparar o prato. Adorava ficar roubando pedacinhos da batata amassada e era a responsável por “pescar” os nhoques cozidos na panela. Agora, comecei a fazer nhoque em casa. Mas é engraçado que, sempre tenho a intenção de fazer algo tradicional mas, depois, invento uma outra receita. Aqui, já publicamos o nhoque de mandioquinha e brócolis e hoje será o nhoque de beterraba, que, além de ficar mais rico, fica lindo!

De onde veio a ideia? Há alguns meses, a Manu participou de uma oficina culinária na Virada Sustentável e fez essa receita! Olhem a cena!

Então, hoje foi ela quem comandou a cozinha! Aqui está a receita! Ah… e é receita para alérgicos à proteína do leite de vaca!

Ingredientes:

1 kg de batata

2 beterrabas

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 ovo

1 colher (chá) de sal

Modo de preparo:

1. Descasque as batatas e as beterrabas, corte-as em pedaços médios e leve-as para cozinhar em água fervente. Como a beterraba demora mais para cozinhar, sugiro panelas separadas;

2. Quando estiverem macias, escorra a água e esprema-as para virar um purê;

3. Acrescente o ovo e o sal, misturando bem todos os ingredientes e, por fim, adicione aos poucos a farinha de trigo. Talvez não seja necessária toda a quantidade da receita. O ponto é de uma massa ainda um pouco grudenta que, com um pouco de farinha sobre a bancada, consegue-se moldá-la;


4. Faça rolinhos com a massa e corte os nhoques, colocando-os soltos em uma travessa grande com um pouco de farinha;

5. Cozinhe os nhoques em água fervente salgada. Eles estarão cozidos quando começarem a boiar na água;

6. Acrescente o molho da sua preferência. Aqui em casa, douramos alho e ervas (alecrim, manjericão e orégano frescos) no azeite e “grelhamos” os nhoques, colocando brócolis no final.


Nível de dificuldade: médio

Rendimento: 4 porções

SL/SS/SA

Leave a Comment