Alimentação e Nutrição Infantil BLW e Alimentação Complementar

Saiba como incentivar o uso de talheres pelos bebês

Um bebê comendo com as mãos vai aprender a usar os talheres?

Se você é das pessoas que acha que deixar um bebê comer sozinho (leia-se: com as mãos) vai dificultar o uso de talheres?  
Então, é com você com quem eu quero conversar hoje! 
Saiba que essa ideia não é só sua! Muita gente pensa assim e, inclusive, deixa de realizar o baby-led weaning por isso!
Agora, vamos refletir?
Você acha que o que faz uma criança aprender a manipular os talheres é o fato dela ser alimentada com uma colher? Ter uma colher sendo colocada na sua boca ensina exatamente o quê? Isso até pode estimulá-la em algum momento em que tiver interesse de agarrar essa colher para colocar comida por conta própria à sua boca!

Mas são três elementos que realmente levam ao uso dos talheres:
⭐️EXEMPLO: ter outras pessoas por perto comendo com talheres 
⭐️OPORTUNIDADE: ter os talheres ao seu alcance 
⭐️HABILIDADE: conseguir usá-los

 
Um bebê inserido no meio onde todos usam talheres estará “mirando” esse objetivo, mais cedo ou mais tarde! Se a família for de uma cultura que não usa talheres, certamente ele também não terá grande interesse em usar. Por isso que é tão importante que a criança faça parte do momento de refeição da família. Comendo isolada não ajuda muito!

Mas essa criança precisa ter a chance de se familiarizar com os talheres. Ela não vai aprender a manuseá-los instantaneamente! Aliás, ela irá explorá-los a partir de diferentes possibilidades além da convencional. Então, deixe um talher disponível para seu filho quando perceber que ele já compreende o significado da refeição.

Porém, esse bebê precisa conquistar habilidade para tal! Não adianta você querer apressá-lo se ele não estiver pronto. Coordenação motora é algo que se desenvolve dia após dia! Por muito tempo, vai ser muito mais prático e efetivo resolver a sua fome comendo com as mãos! Pode ser surpreendente para você, mas saiba que usar o garfo tende a ser mais fácil do que comer de colher, dependendo do tipo de alimento. É mais prático espetar um alimento e trazê-lo à boca do que pegar um tanto de comida e equilibrá-la até chegar à boca.


Por último, não se preocupe com a fase de “comer com as mãos”. Se as mãos estão limpas, não há problema! Comida não pode ser compreendida como sujeira! Como poderíamos colocar para dentro algo que taxamos de nojento?

Leave a Comment