O documentário O Segundo Sol, lançado no começo de dezembro, foi produzido de maneira independente pelo casal Fabricio Gimenes e Rafaella Biasi. Ele traz histórias reais de pessoas que passaram pela difícil experiência da perda gestacional e neonatal e pontos de vistas profissionais sobre este processo. O documentário surgiu da própria experiência da perda de Rafaella e Fabrício, que tiveram a intenção de produzir um material capaz de inspirar as pessoas e despertar empatia, através de histórias reais de superação. Por isso, foi batizado de “O Segundo Sol”.
É um documentário de trata o assunto de forma sublime e problematiza as diversas questões que permeiam os momentos após a perda: o luto por alguém que não nasceu ou, então, viveu por muito pouco tempo, o despreparo da sociedade para acolher as famílias que passaram por essa situação, a falta de empatia dos profissionais que lidam com o nascimento (e automatizam a morte) e, principalmente, como virar a página, sem se esquecer dessa gravidez e desse filho.
O filme está disponível gratuitamente no Youtube gratuitamente. Mesmo para quem nunca passou por algo assim, vale a pena assistir, não para sentir a dor dessas famílias, mas para conseguir acolher alguém que possa precisar!
O assunto não se esgota com o documentário. A proposta é dar voz e espaço para essas famílias. Então, se tiver interesse, envolva-se!
Leia aqui uma experiência de perda gestacional. Compartilhe a sua!
Se você gosta da página do Maternidade Sem Neura, vote aqui!!! Vamos ampliar cada vez mais a discussão sobre a importância da maternidade e da infância!