Amamentação Sem Mitos

Tigers é um duro lembrete sobre o real impacto das fórmulas infantis no mundo

Na última quinta-feira, dia 29, me preparei para assistir Tigers, na 39o Mostra Internacional de Cinema. O filme conta uma história baseada em fatos reais de Ayan, um jovem paquistanês que foi contratado pela Lasta, uma empresa produtora de fórmulas infantis, para promover a marca entre médicos e nos mercados paquistaneses de forma bastante “convincente”, que era distribuindo diversos mimos para que o produto fosse prescrito ao maior número possível de bebês. Porém, Ayan depara-se com o efeito colateral desse seu trabalho: crianças que recebiam a fórmula estavam adoecendo e morrendo por diarreia, infecções e desnutrição. Mesmo com um padrão financeiro nunca antes alcançado por sua família, o vendedor decide denunciar sua antiga empresa e começa uma briga perigosa.


Para quem não assistiu, o título “Tigers” vem da forma como os vendedores são treinados a se chamarem na empresa, ou seja, tigres. E as presas são os profissionais!

O filme evidencia uma triste realidade que persiste a décadas nos diversos países em desenvolvimento onde a entrada dessas empresas geram um problema de saúde pública. Famílias com baixíssima renda e sem acesso adequado a saneamento básico deixam de amamentar para passar a usar as fórmulas. As cenas reais são chocantes e um doloroso lembrete de como as coisas funcionam nos bastidores e por trás das propagandas sedutoras. E não pense que isso não acontece na atualidade. Tigers traz imagens reais de 2013 ainda no Paquistão.

O filme deveria ser uma lição de casa a todos profissionais e estudantes da área da saúde. Mesmo que muitos atuem em contextos sociais mais favoráveis, a prática profissional encontra-se muito distante da promoção, apoio e proteção da amamentação. Já relatamos aqui o quanto profissionais da saúde têm incentivado o desmame precoce em bebês. E, por fim, espero que não acreditemos que os impactos das fórmulas são restritos a realidades econômica e socialmente desfavoráveis, concluindo, erroneamente, que amamentação é coisa de quem não tem dinheiro para comprar uma dessas latinhas. O uso indiscriminado desses produtos, mesmo não proporcionando um efeito tão extremo a todos, está associado ao desmame que, por sua vez, apresenta desdobramento negativos comprovados à criança.

Leave a Comment