Chupeta e mamadeira aumentam o risco de problemas ortodônticos – Maternidade Sem Neura
Amamentação Sem Mitos

Chupeta e mamadeira aumentam o risco de problemas ortodônticos

Sempre que tem post sobre chupeta e mamadeira, muitas pessoas ficam tensas! Ouço muito que esses apetrechos foram super importantes e que NÃO FIZERAM MAL NENHUM. É o famoso “eu usei e não desmamou” ou “usei e tenho dentes perfeitos”.

Tem literatura vasta que fala sobre os riscos do uso de chupeta e mamadeira, tanto com relação à amamentação como com relação à problemas nos dentes. Mesmo assim, fiz uma enquete no Facebook! Primeiro, perguntei para as pessoas que usaram chupeta e mamadeira se apresentaram ou apresentam problemas ortodônticos. Depois, o contrário!

Eis a resposta!!!

Mais de 2/3 de quem tem problema ortodôntico usou chupeta ou mamadeira. Já 63% de quem não teve problemas ortodônticos nunca usaram bicos! Entre mais de 300 pessoas que se propuseram a responder, tem uma nítida diferença no que acontece na boca de quem usou ou não usou chupeta e mamadeira! Isso é parecido com um jogo de azar. Qual a chance de você jogar um dado e sair os números 1 ou 2? Menor do que sair os outros números! Esse é o mesmo risco que você terá ao oferecer chupeta ou mamadeira ao seu filho (ou ao orientar chupeta e mamadeira para o seu paciente, quando estamos falando para um profissional). E aqui só estamos falando de dentes… Tem aí acumulado o risco de desmame! E espero que não precise de outra enquete para isso!

 

Leave a Comment