Alimentação e Nutrição Infantil

Recomendação de ganho de peso no primeiro mês

Esse post vem para esclarecer que os bebês NÃO SÃO IGUAIS e, por isso, não há motivos para querermos que todos ganhem 30 gramas por dia, como muitos profissionais pregam! É ilógico pensar que todos os bebês, nascidos em tempo diferente, com peso e comprimento variáveis, genética distinta e expostos a um ambiente determinado vão evoluir da mesma forma!
A tabela abaixo mostra o quanto bebês do sexo masculino e feminino tendem a ganhar na 1a, 2a e 4a semanas de vida. Existe uma variação grande de possibilidades!

Por exemplo, na primeira semana, uma menininha pode perder 200 gramas ou ganhar 100 gramas e ambas situações serem saudáveis.
Essa tabela foi elaborada em função das informações contidas no site da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ela, inclusive, é um resumo pois o documento original traz indicações do que é previsto em função do peso de nascimento da criança.
Atenção: se você se confunde com as informações de “mediana”, “p25”, “p10” e “p5”, veja a explicação! Esse “p” chama-se percentil. Imagine que temos 100 bebês do sexo feminino com exatamente a mesma idade. Se pesarmos todas e ordenarmos em função do peso (da mais leve à mais pesada), o p5 é o peso da 5a menina; o p10 é o peso da 10a menina… Então, sempre é importante observar em qual percentil o bebê se encontra e mudanças de percentil ao longo das semanas precisam ser melhor entendidas (não, necessariamente, com grandes alardes e, muito menos, com prescrição de fórmula). Leia outro texto explicando a avaliação de peso e de comprimento do bebê que já publicamos aqui!
Mas saiba de algo importante! Não é você, mãe ou pai, que precisa saber avaliar o peso ou o crescimento do seu bebê. Quem tem a obrigação de fazer isso é o profissional da saúde. Mas é importante que você tenha o mínimo de noção daquilo que o profissional de traz, inclusive, para que você possa questioná-lo! Então, quando você acha que ir ao pediatra “só para pesar” pode não ser tão importante, essa avaliação bem realizada é um indicador fundamental para acompanhamento do seu filho. Mas não adianta pesar e não usar adequadamente essa informação.

Leave a Comment