Alimentação e Nutrição Infantil

Rejeição das refeições por crianças

Esse texto é ideal para maiores de dois anos, mas, de forma adaptada, pode ser usada para bebês que já estejam com a alimentação bem estabelecida (por volta dos 12 meses).Vamos entender?

É natural e muito frequente que uma criança deixe sobrar comida no prato, seja porque ela não quer comer mais ou porque ela não gosta de alguns dos alimentos que lá estão. É menos frequente, mas geralmente natural que a criança rejeite algumas refeições.

O 1o passo é entender que, tendo ou não se alimentado, avisamos sobre o fim da refeição para que ela entenda que a comida não estará mais disponível.Como sempre comento, crianças saudáveis não passam fome quietas. Assim, deixe que ela dê sinais de fome, verbais ou não. Aí sim, o alimento pode ser oferecido.

Ofereça algo que esteja prático e que seja coerente com o momento do dia e com a rotina da criança. Exemplo: se a criança não come biscoito rotineiramente, não o ofereça (e se é rotina, reveja isso!). Esperar pela próxima refeição também não é problema, dado que geralmente oferecemos comida várias vezes ao dia a ela.Os conselhos mais importantes são:

 – Não persiga a criança com comida o dia todo

– Tenha alimentos adequados a ela e à família disponíveis


Nut. Viviane L. Vieira – CRN3: 16132(11)997421426

Leave a Comment