De 1 a 7 de agosto, acontece a Semana Mundial de aleitamento Materno. Eu, Viviane Vieira, estarei em várias unidades do SESC promovendo atividades gratuitas sobre amamentação e alimentação complementar.
Veja aqui o calendário!
01/08 – 10h30 às 12h – Comer É divertido – Interlagos
Na atividade, mães, pais e crianças compartilham alimentos com diferentes características nutricionais e sensoriais.
03/08 – 11 às 13h – As delícias e os desafios do primeiro ano – Interlagos
Bate-papo com a família sobre as principais características da alimentação da criança de 1 a 2 anos, além de discutir como superar os principais desafios.
4/8 – 14 às 15h30 – Piquenique para bebês: alimentação nos primeiros 1000 dias de vida – Itaquera
Nesta atividade vamos construir um piquenique adequado para as crianças menores de dois anos. As famílias serão convidadas a participar da degustação de alimentos in natura e preparações, e de uma roda de conversa sobre alimentações nos primeiros mil dias. Serão compartilhadas com as famílias dicas de armazenamento, congelamento e quantidades que uma criança pequena precisa consumir para uma alimentação completa.
6/8 – 15 às 17h – BLW: O desmame conduzido pelo bebê – Pinheiros Conceito e características do BLW
O objetivo da oficina é apresentar, de forma ilustrativa, os alimentos a partir da abordagem do BLW (baby-led weaning, em inglês, ou desmame conduzido pelo próprio bebê). Serão levados alimentos dos diferentes grupos além de uma preparação culinária vegetariana e outra à base de carne. Juntamente com as famílias, serão realizados os cortes dos alimentos a fim de se constituir distintas ideias para a oferta a partir do BLW. Durante a oficina, serão trabalhadas as questões básicas sobre o BLW como a percepção da consistência adequada, a manobra de Heimlich e outras medidas de segurança. Serão abordados: Conceito e características do BLW; Cortes e consistências dos alimentos; Variedade alimentar; Uso de sal e temperos; Aproximação da alimentação do bebê à alimentação da família; Alimentos a serem evitados; Gag reflex e engasgos.
7/8 – 15 às 17h – Amamentação: desafios e superação – Pinheiros
Esta roda tem por objetivo esclarecer gestantes, mães, familiares e cuidadores sobre como lidar com as dificuldades mais recorrentes relacionadas à amamentação. Por meio da participação do público, será abordada a importância e as recomendações relativas à amamentação para que, em seguida, sejam trazidas as principais demandas dos participantes e/ou aquelas registradas em literatura. Serão trabalhadas as intervenções viáveis para contornar cada dificuldade e, também, como evitá-la.
10/8 – 14 às 16h – Oficina BLW – São Caetano
O bate-papo abordará a importância e as recomendações relativas à amamentação para que, em seguida, sejam trazidas as principais demandas dos participantes e/ou aquelas registradas em literatura. Serão trabalhadas as intervenções viáveis para contornar cada dificuldade e, também, como evitá-la. Serão usados materiais como protótipos de mamas, copos para oferta de leite, boneca e relactador. Ao final, será entregue material com síntese do conteúdo.
17/8 – 14 às 16h – Como superar as dificuldades relacionadas à amamentação? – São Caetano
Você já pensou em oferecer comida picada ao invés de papinha? Essa é a proposta do Baby-Led Weaning, uma forma de introduzir alimentos sólidos aos bebês, incentivando a autonomia e o aprendizado das crianças. Nesta oficina, serão apresentados os conceito e características do BLW, os cortes e consistências dos alimentos, a importância da variedade alimentar, o uso de sal e temperos, a aproximação da alimentação do bebê à alimentação da família, os alimentos a serem evitados e o Gag reflex e engasgos.
Para obter maiores informações sobre essas atividades e outras que irão acontecer, acesse o site oficial do evento!