Fazer bolinhos para facilitar o acesso do bebê à comida no início da introdução alimentar pelo BLW é uma sugestão bastante recorrente!
A ideia é utilizar uma base, que pode ser batata, mandioquinha, abóbora ou o arroz, acrescido de outros alimentos, como couve picada, talos de salsinha, ervilha, carne bovina… Você pode só juntar dois desses alimentos, mas também pode usar a imaginação e incorporar temperos, empanar, fazer uma crosta de gergelim… Isso sim faz a diferença no princípio do compartilhamento que guia o BLW. Adultos não costumam comer batata amassada com carne moída. Mas adultos podem saborear muito bem um bolinho de batata-doce recheado com carne desfiada acebolada e assado ao forno.
Esse é um dos mitos que buscamos quebrar nos nossos cursos “BLW Sem Mistérios“: como oferecer comida saudável para seu filho, mas que seja uma comida saborosa para o adulto. Fizemos duas versões de bolinhos, sendo um vegetariano. Não sobrou nenhum para contar história, mas sobrou a receita!
Bolinhos de batata-doce
Ingredientes:
2 batatas-doces cozidas
1 xícara de lentilha cozida ou 1 xícara de carne bovina desfiada
1 cebola pequena bem picada
1 dente de alho picado
1/2 xícara (chá) de salsinha picada (pode picar inclusive os talos)
1 pitada de tomilho desidratado
1 colher (café) de sal
Aveia para empanar
Azeite para untar a forma
Modo de preparo:
- Com um garfo, amasse a batata-doce (não precisa deixar uma massa lisa);
- Misture à batata a lentilha (ou a carne), a cebola, o alho, a salsinha, o tomilho e o sal;
- Molde os bolinhos e disponha-os sobre uma forma untada. Pode regá-los com um pouco de azeite também;
- Leve ao forno em preaquecido em temperatura média (180/200oC) para assar por cerca de 20 minutos. Vire-os para que assem mais uniformemente.
Rendimento: 16 unidades
Nível de dificuldade: fácil
SL/SS/SA/SO