Mais do que oferecer os alimentos adequados, o período da alimentação complementar depende de um bom ambiente para que o bebê aprenda a comer. Nesse contexto, a postura dos pais ou de qualquer outro cuidador é muito importante. Fique atenta a alguns cuidados importantes para ajudar seu filho:
- Deixe um ambiente sem distrações! A criança não precisa ter sua atenção desviada na hora da refeição. Comer é algo gostoso e não precisamos de música, TV. tablets ou brinquedos…
- Não pressione ou insista! Se a criança se esquiva da comida ou permanece de boca fechada, não force a entrada da boca com a colher ou com um pedaço de alimento. Coloque-se no lugar do seu filho! Você gostaria que alguém colocasse comida na sua boca independente da sua vontade?
- Controle sua ansiedade! Um bebê é bastante sensível ao ambiente. Se ele percebe que há tensão no ar, ele pode ficar agitado e/ou inseguro. É claro que um adulto fica feliz satisfeito quando a criança aceita bem a comida que foi preparada, mas é muito importante que essa euforia seja cuidada. Não vibramos quando um bebê coloca um brinquedo na boca… Então, por que fazemos tanta festa no momento da refeição?
- Repense a sua relação com a comida! Esperar que um bebê goste da comida se você mesmo possui dificuldades pode ser bastante contraditório. Certamente, é muito difícil mudar totalmente uma postura com a alimentação, mas tenha em mente que os adultos que cercam a criança são os exemplos mais importantes que serão seguidos.
- Observe sinais de irritabilidade da criança para retirá-la da mesa. Não espere que o bebê fique nervoso ao extremo para que ele seja atendido.
- Não limpe o bebê exageradamente! Comida não é sujeira. Procure colocar roupas confortáveis e que não tenha problemas caso sujem. O final da refeição é o momento ideal para o bebê ser limpo!
Alguns cuidados adicionais caso a abordagem seja o BLW:
- Coma junto! O BLW pressupõe compartilhamento de refeições. Comer em família é muito benéfico.
- Vale reforçar, mas sempre acompanhe o seu bebê. Não é porque ele come sozinho que ele comerá desistido. Isso diminui o risco de acidentes.
- Nunca leve alimentos inteiros à boca do bebê nessa fase. Permita que ele coma sozinho.
E aqui estão os cuidados caso realizem a abordagem tradicional:
- Proporcione um ritmo tranquilo para a oferta das colheradas. Coloque pouca comida na colher, espere que o bebê abra a boca para servir-lhe com uma colher e aguarde que ele engula antes de oferecer mais uma colher.
- Permita que o bebê tenha contato visual com aquilo que está comendo. Essa é uma forma de auxiliar que ele reconheça aquilo que está recebendo. Também permita que ela toque nos alimentos. Bebês aprendem muito tendo diversas experiências sensoriais.
- Mantenha o contato visual e converse adequadamente, contando sobre o que estão fazendo e falando sobre a comida. Isso transmite segurança ao bebê.
- Nunca coloque comida na boca do bebê sem que ele esteja atento ao que está acontecendo. Algumas famílias tentam, desesperadamente, colocar uma colherada à boca quando o bebê boceja ou dá risada. Isso não incentiva ninguém a comer!