Esse é um prato com cara de Brasil, mais típico do Norte e do Nordeste e com ingredientes básicos: o feijão e o arroz. Há diversas formas de se fazer, envolvendo ou não as carnes, incluindo a carne seca e embutidos. Para ficar menos salgada e até mais prática, fiz uma versão adaptada em um dia onde a filha cismou que queria conhecer esse tal de baião de dois.
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de feijão fradinho (mas não deixe de fazer se só tiver carioca ou o preto)
1 folha de louro
1 colher (café) de cominho
1/2 xícara (café) de manteiga de garrafa (se não tem, use azeite)
100 gramas de toucinho de porco defumado
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
2 xícaras (chá) de sobras de carne bovina assada ou cozida picada
2 xícaras (chá) de arroz
2 tomates picados em cubos
1/2 pimentão pequeno picado em cubos
1/2 xícara (chá) de queijo coalho picado
1/2 xícara (chá) de coentro
Sal a gosto
Modo de preparo:
- Deixe o feijão de molho por 12 horas. Após, cozinhe-o em panela convencional, incluindo uma folha de louro e o cominho. Apague o fogo quando estiver cozido, mas tome cuidado para não desmanchar. Reserve a água da cocção;
- Em uma panela, doure o toucinho na manteiga de garrafa; adicione, em seguida, a cebola e o alho. Após, adicione a carne picada e, então, o arroz;
- Adicione 4 xícaras da água da cocção do feijão e, então, o sal;
- Quando o arroz estiver cozido, misture o tomate, o pimentão, o feijão e o queijo. Corrija novamente o sal. Por fim, acrescente o coentro picado. Sirva acompanhado de abóbora assada.
- Vegetarianos: faça sem carne e ficará ainda saboroso! APLV: Troque a manteiga pelo azeite e exclua o queijo. Menores de um ano: faça sem o toucinho!
Rendimento: 10 porções
Nível de dificuldade: médio
SA/SS/SG/SO